Auxiliamos a sua empresa do planejamento de governança e estruturação do conselho de administração

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. E o processo envolve os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

O papel da Leão Group, então, é auxiliar a sua empresa do planejamento de governança e estruturação do conselho de administração à implementação e até mesmo atuação como Conselheiro Externo.

O primeiro passo é analisar o contexto da empresa e dos administradores, na busca pela construção de uma visão holística em relação aos papéis e objetivos da empresa e dos administradores, sobretudo na hipótese de sucessão familiar.

A partir dessa análise minuciosa, a Equipe da Leão Group promove o alinhamento de expectativas em um planejamento que possa ser implementado e continuado posteriormente. 

Entre os pontos observado na estrutura de Governança estão:

  • Análise de cenários e tendências
  • Estratégia com foco em inovação e oportunidades
  • ESG – Environmental, Social and Governance
  • Gestão de pessoas, sucessão e remuneração
  • Gestão de riscos e auditoria
  • Ética empresarial

Além de acompanhar o projeto das etapas iniciais à execução de participar como e participar como Conselheiro Externo, a Leão Group é responsável pela estruturação do Conselho de Administração.

Conheça nossos clientes

Processos da Governança Corporativa

DIRIGIR

processo decisório do conselho

MONITORAR

KPIs, indicadores e relatórios

INCENTIVAR

estímulos positivos

RELACIONAMENTO

alinhamento entre stakeholders

ESG – Environmental, Social and Governance

A governança corporativa de empresas inovadoras precisa atender a conceitos de sustentabilidade. Descubra, com a Leão Group como implementar os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) na sua empresa.

  • Ambiental: inclua planos estratégicos relativos às políticas de mitigação de danos ambientais.
  • Social: promova relacionamentos (entre colaboradores, clientes e stakeholders) amparados na visão social.
  • Governança: estruture as lideranças dentro da sua empresa com garantias a todos os envolvidos.

Princípios da governança corporativa

Transparência

Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

Equidade

Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de contas

Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.

Juarez Leão: especialista em Governança Corporativa

Administrador de Empresas, Pós-graduado em Marketing com especialização em Gestão de Marcas (FGV-SP), Executive-MBA Retail (USP) e Executive-MBA in Franchising. Curso Conselheiro de Administração – Fund. Dom Cabral e IBGC

Mais de vinte anos de experiência em governança corporativa e na direção de empresas multicanal, com atuação no varejo multimarcas  e grandes redes de franquia. Atuação como executivo junto às empresas: Cia Hering, Arezzo, Portobello Shop, Portobello S/S e Grupo Scalina

  • Professor Convidado da FGV, ESPM, USP, ABF, PUC PR e Franchising University
  • Conselheiro de Administração da ABF
  • Diretor Estatutário e Conselheiro SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • Presidente  Conselho Consultivo – SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • Professor MBA Varejo FIA/Provar/ABF
  • Professor MBA Varejo Físico  – USP ESALC
  • Professor e Coordenador MBA Franchising USP/FIA/Provar/ABF
  • Palestrante
  • Mentor Endeavor
  • Conselheiro de Administração de 05  empresas e 02 associações de varejo e franchise

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